Foi oficialmente lançada a primeira pedra para a construção da Barragem do Bero, na localidade da Macala Sede, município de Moçâmedes. O acto foi presidido pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e contou com a presença do Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, entre outras entidades governamentais e comunitárias.
A empreitada, avaliada em 285 milhões de dólares norte-americanos, será executada pela empresa Mercons no prazo de 36 meses, e vai gerar 5.500 empregos directos. Para além da barragem Bero, o programa do Executivo inclui também a construção das bagagens do Curoca 2, Bentiaba, Inamagando, Carujamba e Giraul.
Esta iniciativa insere-se no Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA), visando garantir o abastecimento de água à população e impulsionar a agricultura e a actividade económica local.
O investimento do Executivo aprovada através de um Despacho Presidencial irá permitir a construção de uma infraestrutura fundamental para o armazenamento e distribuição de água na região.
Ainda hoje, na Bibala, será consignado o projecto de recuperação e dessassoreamento de 43 represas nos municípios da Bibala, Camucuio, Moçâmedes e Virei. Estas acções reforçam o compromisso do Executivo em mitigar os efeitos da seca e promover o desenvolvimento sustentável na região.
A construção e recuperação das barragens é considerada uma medida urgente para mitigar os impactos das condições climáticas extremas que têm assolado o Sul de Angola.
-
GOVERNO LANÇA PROJECTO DE CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS